/ / Como escolher a profissão certa?

Como escolher a profissão certa?

Foto pot Darko Stojanovic/Pixabay

Muitos se fazem essa pergunta. Trabalho que dê dinheiro, que prometa futuro, que tenha chances de construir uma carreira de sucesso, que traga satisfação pessoal. Mas como escolher a profissão certa? Você vai ter algumas dicas agora.

O estudante enfrenta um momento de grande tensão e ansiedade para decidir qual curso deverá fazer, qual vestibular irá prestar. Há uma infinidade de possibilidades, especialmente quando se é muito jovem e ainda se está descobrindo o que quer fazer da vida.

Ter uma boa carreira, de futuro e que combine com você depende de algumas escolhas que deve fazer, por exemplo, decidir o que te trará mais realização, para que você comece a buscar esse objetivo. E, para iniciar o seu trajeto, você precisa ter em mente alguns pontos.

Dicas para escolher uma profissão

  1. Quer ser feliz? Pesquise sobre os valores que as suas opções trazem consigo e de que forma uma delas (ou mais de uma) pode se encaixar na sua vida, ou melhor, como você pode contribuir para a profissão.
  2. Quais são as suas maiores habilidades? Onde acredita que elas possam ser empregadas? Quais são suas fraquezas? Toparia o desafio de enfrentar um curso com disciplinas das quais não gosta e que terá que ver mais tarde no seu dia a dia de trabalho? Avalie tudo isso.
  3. Saiba mais sobre as profissões que seriam suas opções e sobre o mercado de trabalho atual. Não adianta escolher uma carreira pensando que ela será muito bem-sucedida e por ter muitos campos de trabalho e, no fim, descobrir um meio altamente saturado e sem muitas ofertas de emprego e de se desenvolver enquanto profissional.
  4. Gosta de estudar e de se manter atualizado? Gosta de tecnologia? Há profissões que exigem um constante aprendizado e adaptação às novidades. Se você não é do tipo que gosta de pesquisar e buscar notícias e informações sobre assuntos e não se julga um curioso, não procure uma carreira que necessite de representantes com esse perfil. Do contrário, em pouco tempo, você se tornará um profissional obsoleto e em desvantagem sobre os demais.
  5. O que dá futuro? Qual é o melhor curso? Essa resposta pode ser, para você, quais seriam os melhores salários, as profissões que oferecem plano de carreira e concursos na área ou, mesmo, o que você se vê fazendo daqui a alguns anos com satisfação, orgulho e confiança. Pondere de acordo com os seus objetivos em longo prazo.
  6. Se está em uma dúvida cruel e inseguro de se definir, cogite procurar um orientador vocacional. Não é vergonha alguma e reduz o risco de que, daqui a algum tempo (e alguns semestres de estudos), você resolva começar do zero e perca todo o seu esforço em um caminho que não era o melhor para você.

Ficou mais fácil escolher a sua profissão? Esperamos ter dado um caminho mais simples para analisar as opções e decidir pelo que, no geral, tem mais a ver com você e com o que deseja para o futuro.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *