/ / Neurociência: uma aliada para aprender melhor

Neurociência: uma aliada para aprender melhor

Foto por ulrichw/Pixabay

Tem dificuldades de memória? Esquece com facilidade o conteúdo que aprendeu? Conheça a neurociência e use-a a seu favor.

O que é a neurociência?

A neurociência nada mais é do que o estudo do sistema nervoso, ou seja, do comportamento, desenvolvimento, funcionamento da sua, da nossa mente. Bom, então podemos concluir que ela lida com as questões relacionadas ao cérebro e aos sistemas nervosos central e periférico.

A neurociência ajuda a aprender melhor

Se a área sabe tanto assim sobre o cérebro humano, ela certamente tem muito o que colaborar para o seu aprendizado. Quando se aprofunda no assunto, descobre-se que o desenvolvimento do nosso cérebro depende de muitos fatores, dentre eles o fator social.

Isso mesmo. Uma boa integração entre o organismo humano, o cérebro e o meio social, bem como os estímulos provenientes desse relacionamento ajudam a desenvolver melhor esse complexo e capaz de inúmeras potencialidades órgão chamado cérebro.

Estudar o cérebro é algo muito amplo, afinal, ele é responsável pela coordenação motora e por quase todas as atividades vitais. A neurociência realiza todo um processo de investigação que engloba o seu estado normal ou patológico, o que envolve as características fisiológicas e até anatômicas dele, porém não para por aí.

O funcionamento do cérebro ainda está relacionado com outras áreas de estudo que vão além da saúde. O fator social, que já adiantamos, será analisado, por meio das reações comportamentais do indivíduo, emoções, pensamentos, a linguística, a semiótica, o conhecimento e o aprendizado. Um estudo bastante profundo e realizado em diversos níveis.

Mas como a neurociência pode me ajudar?

Se a neurociência analisa os efeitos das terminações nervosas no corpo humano, ela também pode auxiliar no desenvolvimento:

  • da concentração;
  • da memória;
  • da habilidade de aprendizado, entre muitas outras.

O coaching é uma metodologia que visa a orientar e desenvolver os indivíduos nos mais variados setores da vida. E, é claro, não poderia deixar de estudar também a neurociência.

Combinadas, as disciplinas podem oferecer ao aluno – ou coachée – a possibilidade de capacitação em diversas áreas, como, inclusive, o talento e potencial de cada um, e de melhorar suas capacidades mentais a ponto de ajudá-lo a aprender melhor.

Por meio de mapas mentais, o coach visualiza estratégias eficientes e propõe técnicas que vão estimular e melhorar as habilidades das pessoas que serão treinadas por ele.

Sendo assim, o comportamento, as emoções, pensamentos – aqueles que limitam e tiram a confiança do indivíduo em si mesmo – e tudo aquilo que corresponde ao aprendizado e ao modo como se percebe e interage com o mundo à nossa volta pode ser transformado.

Você já havia ouvido falar na neurociência antes como uma ferramenta para aprender melhor? Esperamos que as informações tenham sido úteis.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *