/ / O que é desenvolvimento pessoal?

O que é desenvolvimento pessoal?

Foto por Claire05/Pixabay

Fala-se muito em desenvolvimento profissional e como ser mais produtivo a cada dia. Mas o que é o desenvolvimento pessoal? Veja como desenvolver o seu potencial humano pode ajudá-lo em sua vida.

Através de novos conhecimentos e técnicas, gradativamente é feito o desenvolvimento de cada pessoa. A partir dessa nova fase, quem se permite experimentar o novo tem acesso a formas de aceitar melhor as mudanças.

As transformações são muitas e rápidas no nosso mundo contemporâneo, não oferecendo tanto tempo, muitas vezes, para serem digeridas. E como você lida com as mudanças?

 Há novas ofertas de trabalho, novas oportunidades, novos cursos e trajetórias de carreira, experimentando-se outros nichos de mercado, há a perda de um trabalho após longos anos de dedicação e novas mudanças na vida como um todo.

Por que buscar o desenvolvimento pessoal?

Desenvolver-se como pessoa é aumentar sua qualidade de vida. Nada é imutável. Tudo é possível ser melhorado, aperfeiçoado. Algo que não está indo bem pode, sim, ser transformado e seguir um curso melhor, com mais produtividade e satisfação.

O desenvolvimento pessoal não pode dizer que você é capaz de tocar a Lua se assim o quiser. Você deve ter em mãos possibilidades reais, acreditar naquilo que é palpável e que imagina que, com o seu trabalho, é possível alcançar, dando mais otimismo e determinação à sua jornada.

Ser melhor é ser um ser humano melhor, antes de tudo. É como você deseja se apresentar ao mundo e às pessoas que estão à sua volta. Se você é receptivo e dá condições para que outras pessoas cheguem até você e desenvolvam um relacionamento, já é um grande passo para que outras transformações se tornem possíveis.

Na vida pessoal ou profissional, tenha motivos positivos para que as pessoas desejem estar perto de você, para que te ouçam e te dêem credibilidade. A forma como se apresenta e se porta perante os outros é fundamental, e esse é um aprendizado contínuo.

Não consigo me sentir realizado

Quando a vida não está de acordo com os seus planos e você se pergunta o que está fazendo de errado, por não conseguir se sentir realizado, é hora de buscar ajuda, como a de um coach, que é preparado para ajudar as pessoas a ver o que elas não conseguem no dia a dia, por estarem, muitas vezes, acomodadas.

Ficar estagnado não resolve os problemas. É preciso dar passos para a frente e, mais importante saber, dar passos para trás podem ser necessários para o crescimento.

Para conseguir desenvolvimento pessoal:

  • Trabalhe a motivação.
  • Não tenha medo de arriscar e mudar a direção se essa não estiver dando bons resultados.
  • Precisou? Comece de novo. Devagar, mas comece.
  • Mude primeiro dentro de você; pequenas ações fazem diferença.
  • Arranje um tempo para si mesmo.
  • Não se faça de vítima. Busque sempre soluções.
  • Nunca é tarde para aprender ou para recomeçar.

Agora você já sabe que o desenvolvimento pessoal é fundamental para que todas as outras áreas da vida fluam bem em sua vida.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *