Automação residencial cresce no Brasil – Entenda como funciona

A indústria de automação residencial está crescendo cada vez mais, se tornando frequente nos projetos das casas para torna-las mais inteligentes e práticas.

O que antes era considerado extremo luxo em consequência do preço elevado, está agora mais acessível e faz parte das casas brasileiras.

De acordo com a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (Aureside), existem cerca de 2 milhões de casas inteligentes no Brasil.

Somente em 2020, esse mercado movimentou, aproximadamente, 10 bilhões de dólares no mundo.

A seguir, veremos os motivos pelos quais a automação residencial está crescendo no país.

Fatores que estimulam o crescimento

Conforto e comodidade

Com a automação residencial é possível realizar pequenas atividades do dia a dia de maneira prática e rápida. Sem precisar levantar, é possível ter o controle da iluminação, de seu home theater, da temperatura dos cômodos e da televisão.

A automação ajuda ainda a medir como está a qualidade do ar em sua residência, tudo isso com apenas um toque.

Segurança

O dono consegue saber tudo o que está acontecendo em sua casa com as câmeras inteligentes, elas possibilitam a visibilidade de toda a área mesmo com o dono à distância.

Outros dispositivos de segurança são:

  • Sensores de presença;
  • Fechaduras inteligentes;
  • Câmeras com reconhecimento facial;
  • Luzes para iluminar os arredores da casa;
  • Sensores de vazamento de água e fumaça;
  • Alarmes integrados com empresas de segurança.

É possível ainda programar os dispositivos para que eles enviem notificações caso identifiquem alguma movimentação estranha ao redor da casa.

Iluminar sua casa momentos antes de chegar, monitorar as crianças e animais à distância e até interagir com eles por meio das câmeras, são algumas das vantagens que a automação residencial traz para a família.

Economia e sustentabilidade

A automatização acaba gerando mais economia e sustentabilidade, já que é possível controlar água e energia com mais precisão com:

  • Medidores de consumo; 
  • Sensores de vazamento de água;
  • Desligamento automático de eletrodomésticos e luzes;
  • Controle de persianas que melhoram o aproveitamento da luz natural.

Essa é uma excelente forma de diminuir os custos de energia dentro de casa, uma ótima opção é adotar o uso de termostatos e lâmpadas inteligentes.

O que é possível automatizar?

Lâmpadas

A iluminação da residência é uma das mais conhecidas quando falamos de automação residencial. Na casa inteligente, as lâmpadas podem ser programadas para que o morador tenha o controle da iluminação, podendo produzir diversos efeitos no ambiente.

É possível ainda substituir os interruptores tradicionais por novas versões modernas e até controlar tudo isso com um toque em seu smartphone.

Persianas

As persianas também podem fazer parte da automação, elas podem ser programadas para abrir e fechar automaticamente em horários previamente definidos.

Quando integradas ao sistema de iluminação e climatização, elas podem mudar o conforto térmico e visual de seu cômodo.

Interfone e portões

Poder atender o interfone usando seu celular e liberar o acesso para as visitas da onde estiver é uma grande praticidade que apenas a automação residencial proporciona. Ela é ideal para aqueles que possuem dificuldades para se locomover de um cômodo para outro em um curto espaço de tempo.

Os portões também podem ser controlados à distância, é possível receber notificações quando eles forem acionados.

Áudio e vídeo

A lista de aparelhos usados para o cômodo do home theater é diversa, por esse motivo, reunir todas essas funcionalidades em seu smartphone e, com apenas um toque, acionando diversos elementos, torna toda a experiência muito melhor.

Eletrodomésticos

Os eletrodomésticos também podem integrar na automação residencial. Com as novas tecnologias, aparelhos eletrodomésticos, como a lavadora de roupas, fornos, cafeterias – que possuem conexão com o wi-fi – podem ser integradas ao sistema inteligente de sua casa e tornar as tarefas do dia a dia muito mais práticas.

Câmeras de segurança

Os sistemas de segurança possuem diversos equipamentos como sensores, alarmes e câmeras de segurança. Para um monitoramento que pode ser acompanhado à distância tudo o que se passa na casa de qualquer celular, a automação residencial integrada pode ser de grande ajuda.

Vimos que a automação residencial tem sido de grande ajuda e está sendo cada vez mais integrada nas casas brasileiras.

Se você tem vontade de automatizar a iluminação da sua casa, conte com a Quatri Automação, uma empresa de confiança e especializada em automação residencial.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *