Chave de teste: o que é e como usar

Foto: PixaBay

Os tipos de ferramentas existentes no mercado são inumeráveis. Existem ferramentas para pintores, para pedreiros, para marceneiros, eletricistas, encanadores e assim por diante.

E uma das ferramentas mais importantes e úteis que todo bom “faz tudo” e todo profissional deve ter em sua caixa de ferramentas, é a chave de teste.

Apesar de muitas pessoas nunca terem ouvido falar dessa ferramenta, ela é extremamente necessária, pois ela serve para identificar qual é o fio neutro e qual é o fio positivo de um sistema elétrico, o que é muito importante na hora de fazer uma reforma ou uma instalação, por exemplo.

A chave de teste é uma ferramenta muito barata e acessível a todos e pode facilmente ser encontrada nos principais sites de vendas de ferramentas da internet, ou em lojas físicas de ferramentas, até mesmo em algumas casas de materiais de construção. 

E se você nunca ouviu falar da chave de teste e deseja adicioná-la em sua caixa de ferramentas, veja neste artigo do que se trata este material, quais tipos existem e qual é a maneira correta de utilizá-lo com segurança.

O que é uma chave de teste?

Como mencionado anteriormente, a chave de teste serve para identificar qual é o fio Fase e qual é o fio Neutro de uma tomada. Mas para que serve essa identificação? Para descobrir se os fios presentes em uma tomada estão carregando energia elétrica ou não. 

Essa chave se parece muito com uma chave de fenda, mas jamais deve ser utilizada como tal, visto que o uso incorreto da chave de teste pode comprometer a eficácia da sua principal função. 

Quais são os tipos?

Não existe um único tipo de chave de teste, na verdade existem dois: a chave de teste comum e a chave de teste digital. Cada uma delas funciona de uma maneira diferente, mas as duas possuem exatamente a mesma função, a qual já foi explicada mais acima. 

Como usar corretamente uma chave de teste?

Utilizar uma chave de teste não é difícil, e ambos os modelos são praticamente autoexplicativos. Ainda assim, é importante conhecer a maneira certa de usar cada um deles. Pensando nisso, aprenda abaixo quais são as maneiras corretas de utilizar a chave de teste comum e a chave de teste digital.

Chave de teste comum

A chave de teste comum realiza medições entre 100V e 500V. Ela possui haste feita de aço carbono e um cabo injetado em PVC transparente.

Para utilizar a chave de teste comum é necessário colocar a ponta da chave em um dos buracos da tomada e a ponta de um dos seus dedos na outra extremidade da ferramenta. É essencial que você se lembre de colocar o dedo na outra extremidade da chave, caso contrário, a lâmpada que está dentro da chave não irá se acender.

Após certificar-se que está com o dedo posicionado corretamente, aguarde até que a lâmpada acenda. Se ela não acender, significa que neste buraco está o fio neutro. Se acender, significa que neste buraco está o fio fase.

Chave de teste digital

A chave de teste digital é um modelo um pouco diferente, o cabo injetado é feito de PVC preto e a haste é de aço carbono. Essa ferramenta realiza medições entre 12V e 220V até mesmo em fios que estejam encapados, o que a difere bastante da chave de teste comum.

Este modelo é um pouco mais avançado do que o modelo comum, e necessita de um certo conhecimento a mais para ser utilizado de maneira correta. Dentro dela, existe um display em cristal líquido que indica quais tensões foram encontradas. Sendo possível medir tensões diretas e indiretas AC e DC.

Aprenda agora como realizar a medição direta e como realizar a medição indireta com a chave de teste digital.

Medição direta

  • Coloque a ponta de metal da chave de teste digital no fio ou no interior da tomada que deseja medir a tensão;
  • Coloque o seu dedo no contato que indica “Medição Direta”;
  • No display LCD serão mostrados o valor da tensão e o símbolo de raio;
  • Você irá notar que vários números aparecerão no display, mas você deve prestar atenção apenas nos dois ou três últimos números, pois estes são os responsáveis por indicar o valor da tensão. Ex: 123456220, significa que 220 é a tensão presente no momento da medição.

Medição Indireta

  • Coloque um de seus dedos onde está indicado “Teste Indutivo” (que é a mesma coisa que teste indireto);
  • Agora coloque a ponta de metal da chave no fio ou no interior da tomada;
  • Se o símbolo de raio aparecer no display, significa que ali se encontra o fio fase.

Pronto, você acabou de aprender como utilizar os dois tipos de chave de teste que existem e já está pronto para adquirir a sua.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *