5 dicas para você começar a estudar inglês de maneira gratuita

Foto por Наталия Когут/Pixabay

Possibilidades infinitas de ensino e aprendizagem surgiram com o acesso de grande da população mundial à internet, seja mediante computadores, notebooks, celulares, tablets e outros equipamentos. Não raro, assistimos propagandas de provedores de internet sugerindo que podemos ter acesso a outras culturas, livros, filmes, músicas, além de podermos aprender o que quisermos, quando quisermos. Contudo, quem já se dispôs a aprender algo que demanda tempo e dedicação, como outro idioma, sabe das dificuldades. Por isto trouxemos 5 dicas para você começar a estudar inglês em casa, sem pagar nada mais do que sua internet.

1 – Use um método de ensino

Escolha um método de ensino e o acompanhe de cabo a rabo, da lição inicial até a final. Os métodos são os livros que você estuda a língua, contendo, em geral, no mínimo um livro de estudante, para a aula, e um de exercícios, para a casa.  Existem centenas de métodos de inglês disponíveis na internet, tanto os livros como os áudios. Mais importante que o método escolhido é segui-lo constantemente e complementar seu aprendizado com outras fontes. Os métodos custam caro, mesmo em sebos, e no caso do aprendizado de idiomas é fundamental não ter as respostas já marcadas pelo uso de outra pessoa, necessitando, por isto, de livros zerados. Neste sentido a internet é de grande valia, já que podemos encontrar diferentes métodos online e gratuitos. Deixamos o link do Interchange, um dos métodos mais conhecidos e utilizados para estudo do inglês, abrangendo 4 níveis, da introdução ao level 3, contendo todos os livros e áudios.

2 – Mude suas configurações para o inglês

Escolhido o método, é hora de complementá-lo com diferentes ferramentas que nos permitam treinar o inglês e fazer nosso cérebro se acostumar cada vez mais com esta língua, para que a compreensão ocorra naturalmente ao invés de ficarmos traduzindo mentalmente cada palavra. Por isto, mude as configurações de seu celular, computador, notebook ou tablete para o inglês, bem como os aplicativos que mais utiliza, como e-mail e facebook, por exemplo.

3 – Faça diariamente o Duolingo

O Duolingo é um site gratuito, e permite aprender diversos idiomas de maneira divertida e prática. Você pode escolher pontos para compor sua meta diária, que são cumpridas conforme você prática as atividades. O site preza bastante pela repetição, indicando quando você precisa retomar determinado conteúdo para reforçá-lo. Por ser de fácil uso, divertido e demandar pouco tempo diário, o Duolingo é fundamental para quem quer começar a aprender inglês.

4 – Faça diariamente as lições English Live (antigo English Town)

Este é um site pago que oferece cursos de inglês online com aulas interativas, com conversação ao vivo realizada por docentes nativos. Ao se cadastrar no site você receberá, como já era de esperar, e-mails diários para adquirir os diferentes cursos da English Live. Entretanto, estamos interessados em aprender inglês de modo gratuito! A dica é se cadastrar no site English Live e aproveitar esses envios diários para estudar, pois a maneira como eles procuram atrair novos clientes é enviando, gratuitamente, lições diárias, o que te permitirá treinar a escuta, gramática, escrita e outros elementos, em pequenas doses com menos de 15 minutos de dedicação diária.

5 – Leia histórias adequadas ao seu nível de inglês

Uma das melhores maneiras de colocar seu inglês em prática e intensificar seu aprendizado é a leitura de histórias de acordo com seu nível. Diversas editoras têm coleções de livros voltados para o aprendizado do inglês, contendo texto e áudio de histórias curtas ou completas, como a Collin English Library, a Penguin Readers, a MacMillan Readers, a Heinemann ELT, a Oxford Bookworms. É possível encontrar alguma dessas coleções completas para downloads, com textos em PDF ou Word, como é o caso da Penguin Readers, que vai do nível 0 (200 palavras) até o 6 (3000 palavras).

6 – Utilize séries

Este não é um dos métodos mais fáceis de aprendizagem, pois requer muita dedicação e paciência. É preciso ter em mente que você não está assistindo a série somente por prazer, mas, principalmente, para aprender. Para iniciantes, o ideal é assistir com o áudio original e a legenda em português, tentando reconhecer palavras que tem domínio, bem como as novas. Após assistir a primeira vez, retome o vídeo, mas agora com o áudio e a legenda originais. Para quem for mais ousado e tiver muita dedicação e paciência, assista uma terceira vez, agora com o áudio original e sem legenda. Não pause o que estiver assistindo para procurar palavras que você ainda não conhece. Deixe seu cérebro atuar naturalmente, se acostumar com a língua, pois parar em todo momento fará você desistir facilmente. Escolher série ao invés de filme também é fundamental para você não desistir rápido da empreitada. Geralmente os filmes são mais longos e possuem linguagem mais difícil. Séries podem ter linguagem mais acessível, pois seu contexto será sempre o mesmo, exigindo a repetição do vocabulário que lhe é peculiar.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *