4 dicionários online (apps) para você carregar no bolso

Os dicionários on-line são aplicativos de grande utilidade em nosso dia a dia, principalmente quando precisamos consultar o significado ou a grafia correta de uma determinada palavra.

Até porque não é em todo lugar que encontramos um dicionário físico, além disso, a maioria das pessoas não tem paciência mais de ficar folheando e procurando palavras nesse tipo de livro, o que gasta muito mais tempo.

A internet – rede mundial de computadores facilitou muito as coisas, tanto para quem busca a informação quanto para quem as publica.

Projetos como Wikipédia entre outros são grandes facilitadores, tanto para os mais leigos quanto para alguns estudiosos que buscam aprofundar certo conhecimento.

Essa versão digital tem uma configuração que é bem parecida com os dicionários tradicionais, mas com grandes vantagens. Uma delas são os filtros de buscas que facilitam muita na hora de fazer as pesquisas por palavras e termos desconhecidos.

Pensando nisso, separamos algumas dicas com os melhores dicionários online disponíveis para você consultar a hora que quiser.

Aurélio Digital

Disponível para Android e Apple, esse app teve origem naquele dicionário Aurélio físico que todos nós conhecemos. O aplicativo aceita fazer pesquisas por palavras usando a voz e/ou se desejar por meio da digitação. A pessoa tem a opção também de buscar palavra por palavra no meio de mais de 3 mil vocábulos.

O Aurélio Digital é freemium, ou seja, o app disponibiliza 50 consultas gratuitas. Após essa quantidade, o usuário precisa aderir ao plano pago se quiser continuar usando o serviço.

Dicionário Moderna de Língua portuguesa Digital

Esse dicionário está disponível para todos os dispositivos, ele é encontrado apenas em sua versão online gratuita que contêm 20 mil verbetes. As palavras que compõem o dicionário são as mais pesquisadas entre alunos do ensino fundamental e médio. Nelas você vai encontrar a divisão silábica, sílaba tônica, ortografia (de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa.

O aplicativo ainda mostra várias informações gramaticais e exemplos de aplicação das palavras em frases.

Pequeno Dicionário Houaiss

Esse é um dicionário pago, mas um dos mais conhecidos e usados pelos usuários. É bem completo, já que contêm cerca de 230 mil verbetes. Ele é atualizado sempre que tem alterações na língua portuguesa, além disso, você consegue aumentar e diminuir as letras e ainda centralizar as palavras.

Alguns outros benefícios são: sinônimos e antônimos – um diferencial em relação aos demais dicionários apresentados; conjugação em todos os tempos verbais; homônimos, parônimos, gramática e muito mais.

Fantástico não? Mas tem mais, o app indica a origem e datação das palavras dentro do dicionário.

Dicionário Michaelis Português

Esse também é um dos melhores dicionários disponíveis tanto na versão impressa quanto na versão online, site ou app. Além de poder fazer buscas por termos e palavras em português, você ainda consegue traduções em outros idiomas. Para que isso aconteça, é necessário clicar o ícone que fica a esquerda da barra de pesquisa.

O aplicativo disponibiliza 167 mil verbetes, 350 mil acepções, 27 mil expressões e 47 mil exemplos e abonações.As línguas são o português, inglês, italiano, francês, espanhol e alemão. E o mais legal é o que aplicativo te indica uma palavra nova todos os dias para você ampliar seu vocabulário.

E para finalizarmos com chave de ouro, não podíamos deixar de falar do Volp.

Volp

Esse não é um dicionário, mas sim o aplicativo oficial da Academia Brasileira de Letras (ABL) disponível para Android e IOS. São feitas alterações constantemente já que seguem corretamente todas as mudanças que surgem na língua portuguesa.

Aqui você poderá conferir como ficou a ortografia de várias palavras depois da validação do acordo ortográfico.Ele oferece mais de 381 mil verbetes e diversas classificações gramaticais.

O aplicativo tem como vantagem ser totalmente gratuito e livre de propagandas. Bastante amplo e completo, além de ser extremamente confiável devido as atualizações constantes que a nossa língua tem.

Além dos léxicos da língua portuguesa com sinônimos, classes gramaticais e divisão silábica, existem diversos glossários físicos e on-line que auxiliam profissionais. Seja para tirar uma dúvida ou para ajudar na hora de elaborar um parecer ou documento oficial. São exemplos – dicionário de termos médicos; dicionários de termos financeiros e bancários; e muitos outros.

E você? Tem algum dicionário on-line de sua preferência? Conte aqui pra gente!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *