Streaming o que é esse serviço que tomou o mundo do entretenimento?

Muito mudou quando o assunto é entretenimento. Antes passamos longos tempos nas locadoras escolhendo filmes para alugar, quase sempre aproveitando as promoções de final de semana. 

Quando o assunto eram séries televisivas, ficávamos à mercê das emissoras que nem sempre passavam as séries por completo, principalmente as estrangeiras. Isso quando não passavam os episódios na ordem correta. Músicas e jogos eram limitados a mídias físicas sensíveis que mesmo com cuidado, acabavam estragando, isso quando já não vinham estragados.
Um passado que a maioria dos jovens já não lembram mais, uma vez que os serviços de streaming tomaram o mercado do entretenimento todo para si. Mas você ainda pode se perguntar: O que é streaming? Bom, se você ainda não sabe, hoje explicaremos tudo para você.

O que realmente é um serviço de streaming?

Basicamente é um método de transmissão de conteúdos seja em tempo real ou gravado, onde o usuário não precisa fazer o download dos arquivos, podendo ver tudo através da plataforma da empresa. 

Um serviço que na maioria dos casos se dá a partir de uma assinatura mensal ou anual, ao qual o usuário ganha acesso através de celulares, televisões smart, tablets, computadores, videogames e onde mais suportar o aplicativo da plataforma. O streaming pode ser de produtos audiovisuais como filmes, séries e novelas, mas também pode ser de músicas, audiolivros e até jogos de diversas plataformas.

A Pirataria fez primeiro

Se a alguns anos alguém perguntasse o que é streaming, a resposta mais correta seria dizer que é o que alguns sites piratas fazem. A prova disso é que muito antes de empresas como a Netflix que foi uma das pioneiras se consolidarem, muitas pessoas nunca esconderam que ao invés de baixar preferiam assistir a filmes em sites que os disponibilizavam de forma ilegal.

O que significa que esse método de transmissão enriqueceu muitos donos de sites com conteúdo ilegal antes de fazer suas primeiras moedas honestamente.

Quem definiu o que é streaming?

Não há dúvida que quando se fala em streaming, a primeira que vem às nossas mentes é a famosa locadora vermelha, a Netflix. Iniciando seus trabalhos em 1997, o diferencial da empresa, que na época realmente era uma locadora, era o sistema de entrega por correio, na qual o cliente pagaria um valor mensal e estaria sempre recebendo novos títulos. Esse modelo foi extremamente inovador para a época, e até 2006 eles já contavam com mais de 5 milhões de assinantes.

Mas foi apenas em 2010 que a Netflix lançou o modelo que definiu o que é streaming hoje em dia, e até o fim de 2011 seu serviço já possuía mais de 20 milhões de assinantes. Um sucesso avassalador.

Hoje a empresa conta com mais de 75 milhões de usuários em escala global de mais de 190 países, com um número absurdo de títulos disponíveis variados entre filmes, séries, documentários, animações e claro, seus títulos originais que ganharam imensa popularidade, como Stranger Things, Mindhunters, Narcos e muitas outras.

A concorrência

Durante anos a Netflix foi a única empresa a ser grande nesse ramo, mas claro que com o tempo mais empresas tentaram percorrer esse solo que se mostrou tão fértil. Quem aproveitou essa oportunidade de mercado foi a Amazon com a criação do Amazon Prime Video. 

A gigante do mundo da compra e entrega tem diversos braços em ramos diferentes, e quando resolveu se adentrar no streaming fez com o chamado “pé na porta”, com um investimento bilionário em títulos originais que rapidamente caíram nas graças do público, como The Man in The High Castle, The Boys e Belas Maldições. 

E claro, seu empenho em criar títulos originais com qualidade superior a qualquer estúdio de cinema tradicional ficou claro com o valor investido de US$465 milhões em uma vindoura série sobre o universo dos livros de senhor dos anéis, algo que já deu muito certo no cinema.

Vale ressaltar também que o Prime dá vantagens em outros serviços da Amazon, além de vantagens em marcas parceiras como a Twitch, e em breve a Amazon lançará também um serviço de streaming de games

As vantagens do Streaming

Agora que você já sabe o que é streaming, vale a pena aderir e assinar algum? Bom, primeiro é importante lembrar que locadoras físicas estão cada vez mais raras hoje em dia, sendo assim, a forma mais fácil de se conseguir conteúdo para assistir é através do streaming, o que é por si só um grande motivo para se aderir. 

Mas a verdade é que serviços de streaming não se tornaram obrigatórios assim por nada, a praticidade dele de não precisar que você armazene os filmes no seu dispositivo gera uma economia de tempo e dados que facilita muito a vida do usuário. Além disso, o vasto catálogo de títulos faz com que por um valor baixo, menor até do que o gasto antigamente nas locadoras, os usuários tenham horas e horas de conteúdo de qualidade para assistir.

Portanto, agora que o que é streaming já não é mais um mistério para você, é só escolher a plataforma de streaming que mais faça seu tipo, assinar, preparar a pipoca e desfrutar desse tipo de serviço que apesar de já dominar o entretenimento como um todo, ainda tem muito espaço para evoluir.

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *